Você está visualizando atualmente POR ONDE ANDA? – Ana Luiza dos Santos Gomes

POR ONDE ANDA? – Ana Luiza dos Santos Gomes

O Por Onde Nada? com a Ana Luiza dos Santos Gomes, egressa de Gastronomia da Funorte, revela sua rápida inserção no mercado após a graduação, atribuindo isso à sua experiência prévia na área. Ana Luiza se considera bem-sucedida e satisfeita com sua formação, destacando a importância das aulas práticas e eventos gastronômicos. Ela valoriza a base teórica do ciclo básico, que a preparou para o exercício profissional. Apesar dos desafios e da intensa rotina, Ana Luiza encontra realização na gastronomia, sendo impulsionada pela felicidade que a comida traz às pessoas.

Tempo para inserção no mercado após a colação de grau e atribuições:
Fui inserida no mercado um mês antes da minha colação de grau, isso porque eu já trabalhava na área, o que facilitou.

Considera-se um(a) bem-sucedido(a) profissionalmente?
Me considero bem sucedida em relação a cidade que atuo, pois acredito que estou tornando o meu trabalho relevante e conhecido aqui.

Se pudesse optar novamente, escolheria a mesma profissão? Qual sua satisfação com a formação de graduação?
Provavelmente sim. Me sinto satisfeita, apesar de não ser uma profissão nada fácil.

O ensino de graduação o(a) preparou para a atividade exercida imediatamente após a formação?

Sim, as aulas práticas e os eventos gastronômicos foram de grande importância para essa preparação ao exercer a profissão.

Qual sua avaliação da formação recebida no ciclo básico em relação ao exercício da profissão?
Adequada, iniciamos o curso com aulas teóricas que foram de grande importância para a inserção profissional. Me trouxe uma visão melhor de mercado e me fez sentir mais preparada.

Reflexão sobre sua formação e exercício profissional:
Não tem sido uma jornada fácil, muitas vezes chega a ser exaustiva, mas não me imagino fazendo outra coisa, apesar de já ter pensado em desistir. Eu amo a gastronomia e a forma com que a comida trás felicidade e satisfação para as pessoas.
Não é um mercado fácil e muito valorizado financeiramente, ainda temos muitos empecilhos no caminho, além de uma rotina intensa e corrida, mas quando você sabe que está no caminho certo as coisas ficam um pouco mais fáceis.

Por Camila Brígida Barbosa, 03/04/24