Você está visualizando atualmente CARREIRAS DE SUCESSO – Jéssica Carvalho

CARREIRAS DE SUCESSO – Jéssica Carvalho

Médica explica o impacto da nutrologia no dia a dia das pessoas
(Por Leonardo Queiroz – Jornal O Norte)

Formada em 2017 no curso de Medicina pelo Centro Universitário Funorte, a nutróloga Jéssica Carvalho mudou-se para Belo Horizonte para cursar a residência médica em Clínica Médica. Em seguida, foi aprovada em primeiro lugar na prova da residência de Nutrologia do Hospital Governador Israel Pinheiro (IPSEMG), também na capital mineira. Realizou pós-graduação em Nutrologia pela USP de Ribeirão Preto e serviu por dois anos nas Forças Armadas como oficial médica militar. De volta à sua terra natal, Jéssica enfatiza a importância do acompanhamento médico para a alimentação e a qualidade de vida.

De que forma a nutrologia promove a qualidade de vida das pessoas, inclusive na prevenção de doenças, ao estudar e atuar em nossa alimentação?
A Nutrologia é uma especialidade médica que no fim das contas está na base de todas as outras. Sabemos que o nosso estilo de vida é quem dá o tom das nossas atuações nas diversas circunstâncias que se apresentam a nós. E eu realmente acredito no poder transformador que a alimentação equilibrada associada à prática regular de atividade física tem de elevar nosso desempenho físico e cognitivo no cotidiano e na busca pelo bom viver. Hoje, nosso estilo de vida é muito diferente do de anos atrás. Com o passar do tempo, ficamos mais sedentários e estressados, a qualidade da nossa alimentação piorou e até a fonte de onde retiramos nossos alimentos não é mais a mesma.

O que a motivou buscar a Nutrologia?
Eu sempre gostei de me alimentar bem e de praticar atividade física. Fui criada assim, meus pais estimularam esses bons hábitos em casa desde sempre, então para mim era algo natural. Lembro-me que aos 14 anos entrei pela primeira vez na academia e desde então nunca mais parei de fazer exercício. Quando estava ainda cursando Clínica Médica, descobri que era possível fazer residência de Nutrologia e não tive dúvidas quanto a essa escolha. Eu amo minha especialidade porque ela me permite trabalhar com a saúde e com a doença, com a qualidade de vida e com a reabilitação.

O que difere o nutricionista e o nutrólogo?
O Nutricionista é o profissional que cursou a faculdade de Nutrição e está apto a elaborar cardápios, planos alimentares, de acordo com seu objetivo, situação de saúde e preferências. O Nutrólogo, como citei acima, é o médico que se especializou nessa área que lida com todas as circunstâncias que interfiram direta ou indiretamente em nosso estado nutricional. Por exemplo: cuida de quem quer se manter saudável e se preocupa em envelhecer com qualidade de vida, de quem está com sobrepeso/obesidade, de pré e pós cirurgia bariátrica, de doenças inflamatórias intestinais, de pacientes oncológicos, ou que foram submetidos a grandes cirurgias ou passaram por internações prolongadas e precisam reabilitar, de idosos frágeis, de pacientes que utilizam dispositivos como sondas para se alimentar, enfim, inúmeras abordagens e possibilidades.

Qual uma dica básica que podemos levar para o dia a dia?
Diria que muitos dos problemas de saúde que tratamos hoje se resolveriam ou entrariam em remissão se passássemos a comer somente comida de verdade, que em resumo é bicho e planta, retirássemos completamente ultraprocessados, bebidas açucaradas e embutidos, desembalássemos menos e descascássemos mais, hidratássemos adequadamente (pelo menos 30ml por quilo de peso por dia), fizéssemos pelo menos 150 minutos de exercício físico por semana e adequássemos nossa noite de sono para que de fato ele seja reparador.

Como foi ingressar o mercado de trabalho? Nos conte um pouco sobre o mercado atual para Nutrologia
Acredito que para todo mundo o início de algo grandioso é sempre difícil. Comigo não foi diferente. São muitos desafios, alguns dos quais completamente novos, outras tantas situações que se apresentam a nós demandando soluções muitas vezes rápidas, que precisamos exercitar a resiliência, a paciência e de fato de acreditar em nossa formação, capacidade e missão, para vencer cada etapa.

Você é realizada na profissão? Qual o segredo para ser um bom profissional?
Eu sou muito feliz na minha profissão e plenamente realizada com minhas escolha e atuação. Foi difícil para mim abrir mão de um concurso público que tanto gostava, mas quando no contraponto da balança estava a possibilidade de atuar exclusivamente na minha área, dedicando e focando todas as minhas energias e estudos na Nutrologia, isso me fez ter plena certeza. Um bom profissional é aquele que se preocupa com certeza com sua boa formação.

CRÉDITO DAS FOTOS (Gustavo Ribeiro/ divulgação)