No Por Onde Anda? desta semana, batemos um papo com a egressa de Arquitetura e Urbanismo da Funorte Kamila Pereira da Silva que destacou a rápida inserção no mercado após a graduação, enfatizando a importância do arquiteto em traduzir as necessidades do cliente considerando aspectos como sustentabilidade, economia e estética. Kamila se considera bem-sucedida após quase dois anos de formada, mas reconhece a necessidade contínua de atualização. Ela provavelmente escolheria a mesma profissão novamente, elogiando a qualidade do ensino da Funorte. A formação básica foi considerada útil, mas a profissão exige mais do que o básico para o reconhecimento no mercado. A reflexão final ressalta o papel amplo do arquiteto na sociedade, influenciando nosso ambiente e bem-estar, e destaca a importância de se manter atualizado no mercado de trabalho.
Tempo para inserção no mercado após a colação de grau e atribuições:
Dois meses. A importância do arquiteto e sua qualificação necessária para traduzir e tirar do papel as necessidades do cliente, e também unir essas necessidades a aspectos como sustentabilidade, economia e estética.
Considera-se uma profissional bem-sucedida?
Provavelmente sim, como estou há quase 2 anos formada, creio que estou com uma bagagem de conhecimentos muito boa, porém ainda tenho que me atualizar e aprender sempre mais.
Se pudesse optar novamente, escolheria a mesma profissão?
Qual sua satisfação com a formação de graduação?Provavelmente sim. A Funorte desempenhou muito bem a forma de estudar e ajudar o aluno na formação durante o curso.
O ensino de graduação a preparou para a atividade exercida imediatamente após a formação?
Sim. Ajudou bastante, principalmente os professores.
Qual sua avaliação da formação recebida no ciclo básico em relação ao exercício da profissão?
Não tem jeito, a realidade acadêmica é diferente de uma realidade de atuação ! E como a pergunta disse “ciclo básico” , no mercado não dá mais para fazer o básico se você quer ser reconhecido, como falei a graduação é um leque, é o primeiro degrau, depois você tem que escolher, buscar mais conhecimento, aprimorar cada vez mais.
Reflexão sobre sua formação e exercício profissional:
Além de mais uma série de aspectos importantes sobre o papel do arquiteto na sociedade, o arquiteto vai além de simplesmente criar estruturas físicas. Ele molda o ambiente ao nosso redor, influencia nossa interação com espaços e afeta nosso bem-estar. Através da arquitetura, podemos preservar e celebrar a história e a cultura de uma região. Um ponto importante é sempre estudar e se manter atualizado no mercado de trabalho.
Por Camila Brígida Barbosa, 13/05/24