Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP)

O Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP) é um órgão de apoio ao ensino que busca proporcionar meios para a formação integral e cognitiva, além de inserção social do discente e docente. A proposta é contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica, facilitando a integração ao contexto institucional, acompanhando e identificando problemas no processo de ensino-aprendizagem.

A atuação do NOP tem como pressupostos a leitura da realidade e a interpretação de sua etiologia, seu estado e sua evolução naquilo que se considera problema; o dialogo como forma de detectar o problema; o ouvir observar e buscar a informação do real para chegar ao ideal; o respeito ao sujeito; as intervenções preventivas, corretivas e enriquecedoras para minimizar situações – problema; o manejo de tratamentos individualizados; o diálogo entre as partes envolvidas; o planejamento de ações que envolvem docentes e discentes na construção do seu bem estar, a integração entre os setores e a organização da prática pedagógica inovadora pela qualidade de ensino da instituição.

Realiza atendimentos individuais e em grupos com situações de dificuldades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o profissional responsável pelo atendimento no NOP tem a tarefa de acolher o estudante e encaminhá-lo aos setores competentes que o auxiliem a caminhar em direção à busca de soluções para sua problemática. Não compete, entretanto, a esse profissional proporcionar a solução do problema trazido pelo estudante, até porque o atendimento não tem o caráter de terapia de qualquer tipo.

Processo Seletivo

Serviços oferecidos

  1. Plantão Psicológico (acolhimento individual);
  2. Orientação Psicopedagógica;
  3. Intervenções Grupais:
    • Demandas específicas das turmas (em sala de aula);
    • Grupo Acolher (acadêmicos em período de adaptação ao ensino superior)
    • Oficinas preparatórias para o Trabalho de Conclusão de Curso;
    • Grupos temáticos;
  4. Palestras;
  5. Campanhas de Conscientização e sensibilização;
  6. Oficinas de Sensibilização para Inclusão;
  7. Apoio multidisciplinar aos docentes/discentes/ coordenação/ supervisão pedagógica para inclusão de pessoas com necessidades especiais e específicas.

Objetivos

O NOP tem como objetivo geral prestar atendimento aos acadêmicos das Faculdades Integradas do Norte de Minas, em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal.

O Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP) tem como objetivos específicos:

  • apoiar, acolher e orientar o estudante que é encaminhado ao atendimento ou que busca voluntariamente ajuda para seus conflitos e dificuldades e, por meio de uma escuta qualificada, poder identificar algum comprometimento emocional ou até distúrbios e patologias decorrentes;
  • amparar e motivar o estudante a buscar seus interesses pessoais e acadêmicos por meio de seus próprios recursos ou encaminhando-o a outros profissionais;
  • oferecer orientação psicopedagógica para sanar ansiedades específicas e momentâneas bem como dificuldades nas relações humanas e institucionais: discentes/docentes; discente/discente; docente/docente;
  • promover a inclusão e socialização das pessoas com deficiência seja ela: motora, auditiva, visual e múltipla, além das deficiências orgânicas e psiquiátricas, desde o processo seletivo, durante sua permanência até a sua formação no curso escolhido disponibilizando condições pedagógicas e tecnológicas adequadas para seu desenvolvimento acadêmico, possibilitando acessibilidade atitudinal e comportamental.
  • gerar sensibilização de equipes gestoras,  através de apoio psicopedagógico com suporte técnico e humano, com parceria com pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, profissionais da computação – capaz de criar soluções tecnológicas e pedagógicas para o atendimento às necessidades específicas das pessoas com deficiência. 

Público atendido

O Núcleo de Orientação Psicopedagógico atenderá:

  • Corpo discente;
  • Corpo docente;
  • Coordenação de cursos;
  • Corpo administrativo.

Processo Seletivo

Equipe/Contato

  1. Laura Lílian Ferreira Silva

    Coordenação do NOP

    Psicóloga, egressa do curso de Psicologia da FUNORTE. Possui MBA em Administração com Ênfase em Gestão de Pessoas. Experiência no NOPP, no atendimento e acolhimento dos acadêmicos do curso de Medicina da Funorte e avaliação do curso médico. Docente e Coordenadora do Curso de Psicologia da FASI. Experiência em desenvolvimento de equipes e lideranças em empresas multinacionais, avaliação psicológica profissional.  Atendimento clínico e hipnose clínica.

    André Luiz Almeida Quintão

    Estagiário do NOP

    Acadêmico do curso de psicologia da Funorte; presidente fundador da atlética de psicologia; bolsista do PROIC – Programa de Iniciação Científica da Funorte.

    Amanda Franciele Silva Oliveira

    Psicóloga do NOP – ATUAÇÃO nos Campi JK e Amazonas

    Psicóloga, egressa do curso de Psicologia da FUNORTE.  É especialista em Terapia de casal e família. Experiência em atendimento clínico. Participou como integrante do primeiro grupo da LAPS – Liga Acadêmica de Psicologia Social da FUNORTE e do Núcleo de Psicologia do Esporte da Escola de Futebol Unimontes. Co-autora do e-book Desafios da Infância e adolescência: um guia para pais.  Autora do capítulo Conhecendo os Temperamentos.

    Ana Cristina Martins Batista

    Psicóloga do NOP – ATUAÇÃO nos Campi Amazonas, JK, São Luís, São Norberto 

    Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas, FUNORTE. É especialista em Terapia Familiar Sistêmica e em Neuropsicopedagogia.  Há 4 anos atua como psicopedagoga clínica e institucional, bem como docente do ensino superior. Realiza atendimento e orientação psicopedagógica a docentes e discentes, desenvolve projetos de estímulo ao hábito de estudos, motivacional e de autoconhecimento. Coordena e desenvolve projetos de treinamento e aprimoramento profissional da equipe. Supervisora de estágio dos cursos de Psicologia Fasi e Funorte e coordenadora/ Supervisora do Grupo Acolher.

    Danielle Ribeiro Cardoso

    Psicóloga do NOP – ATUAÇÃO nos Campi FASI e SÃO LUIS

    Graduada em psicologia pelas Faculdades Integradas Pitágoras, com especialização em neuropsicologia pelo centro Universitário Internacional Uninter.  Experiência no atendimento psicológico e acolhimento a estudantes, estudantes especiais, professores e pais, a fim de promover uma maior e melhor qualidade de vida e trabalhando questões ligadas aos aspectos emocionais, estresse, ansiedade, ensino-aprendizagem e relações interpessoais. E com vasta experiência na análise institucional que fundamenta as noções de indivíduos, grupo e instituição; assim como reflexões e análise dos fenômenos grupais e de suas relações interpessoais a partir das vivencias e dinâmicas de grupo.

    Hugo Leonardo Ribeiro da Silva

    Psicólogo do NOP – ATUAÇÃO nos Campi JK, São Norberto e FASI

    Graduado em psicologia e pós-graduado em psicopedagogia  e docência do ensino superior. Experiência em: docência, psicólogo clínico, psicólogo educacional no ensino superior, na abordagem existencial-humanista. 

    CONTATO

    GERAL:  [email protected]

Inclusão Social e PNE

Na FUNORTE o processo de inclusão inicia-se desde o primeiro contato do candidato ao vestibular até a sua formatura. .

O NOP acolhe os estudantes com necessidades especiais, específicas e com deficiência, a partir das solicitações de tratamento especial feitas pelo próprio estudante junto à Central de Atendimentos, por meio dos encaminhamentos feitos por professores, coordenadores e funcionários e/ou busca direta ao setor.

O atendimento é individual e visa definir estratégias (estrutura física, tecnológica, pedagógica, material e humana) de acordo com as particularidades de cada um.

Uma equipe multiprofissional composta por psicólogo(a), pedagoga(a), coordenador de curso, com a participação, quando necessária, da equipe médica, terapeutas, família, elabora um Plano Educacional Especializado.

O acompanhamento do desenvolvimento é feito através do atendimento individual psicopedagógico ao estudante e reuniões periódicas com a coordenação de curso e professores.

Considerando a natureza dinâmica das necessidades humanas, semestralmente, o NOP realiza o Mapeamento dos Acadêmicos(as) com Deficiência e Necessidades Específicas e o Mapeamento dos acadêmicos(as) sem acesso a internet.

Mais informações: [email protected]

Processo Seletivo

Agenda NOP

O NOP oferece duas formas de atendimento: individual e grupal, definidas conforme demanda do solicitante.

No período de suspensão de aulas presenciais devido a Pandemia do Coronavirus, os atendimentos psicopedagógicos individuais serão realizados online, através da ferramenta Google Hangouts. Baixe o aplicativo no seu smartphone ou acesse as ferramentas Google no seu computador, notebook ou tablet com o login do seu e-mail institucional. É essencial ter a câmera e áudio no seu equipamento. No horário agendado, via Google Agenda, o(a) profissional do NOP fará a chamada de vídeo.
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.