Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP)

O Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP) é um órgão de apoio ao ensino que busca proporcionar meios para a formação integral e cognitiva, além de inserção social do discente e docente. A proposta é contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica, facilitando a integração ao contexto institucional, acompanhando e identificando problemas no processo de ensino-aprendizagem.

A atuação do NOP tem como pressupostos a leitura da realidade e a interpretação de sua etiologia, seu estado e sua evolução naquilo que se considera problema; o dialogo como forma de detectar o problema; o ouvir observar e buscar a informação do real para chegar ao ideal; o respeito ao sujeito; as intervenções preventivas, corretivas e enriquecedoras para minimizar situações – problema; o manejo de tratamentos individualizados; o diálogo entre as partes envolvidas; o planejamento de ações que envolvem docentes e discentes na construção do seu bem estar, a integração entre os setores e a organização da prática pedagógica inovadora pela qualidade de ensino da instituição.

Realiza atendimentos individuais e em grupos com situações de dificuldades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o profissional responsável pelo atendimento no NOP tem a tarefa de acolher o estudante e encaminhá-lo aos setores competentes que o auxiliem a caminhar em direção à busca de soluções para sua problemática. Não compete, entretanto, a esse profissional proporcionar a solução do problema trazido pelo estudante, até porque o atendimento não tem o caráter de terapia de qualquer tipo.

Processo Seletivo

Serviços oferecidos

  1. Plantão Psicológico (acolhimento individual);
  2. Orientação Psicopedagógica;
  3. Intervenções Grupais:
    • Demandas específicas das turmas (em sala de aula);
    • Grupo Acolher (acadêmicos em período de adaptação ao ensino superior)
    • Oficinas preparatórias para o Trabalho de Conclusão de Curso;
    • Grupos temáticos;
  4. Palestras;
  5. Campanhas de Conscientização e sensibilização;
  6. Oficinas de Sensibilização para Inclusão;
  7. Apoio multidisciplinar aos docentes/discentes/ coordenação/ supervisão pedagógica para inclusão de pessoas com necessidades especiais e específicas.

Objetivos

O NOP tem como objetivo geral prestar atendimento aos acadêmicos das Faculdades Integradas do Norte de Minas, em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal.

O Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP) tem como objetivos específicos:

  • apoiar, acolher e orientar o estudante que é encaminhado ao atendimento ou que busca voluntariamente ajuda para seus conflitos e dificuldades e, por meio de uma escuta qualificada, poder identificar algum comprometimento emocional ou até distúrbios e patologias decorrentes;
  • amparar e motivar o estudante a buscar seus interesses pessoais e acadêmicos por meio de seus próprios recursos ou encaminhando-o a outros profissionais;
  • oferecer orientação psicopedagógica para sanar ansiedades específicas e momentâneas bem como dificuldades nas relações humanas e institucionais: discentes/docentes; discente/discente; docente/docente;
  • promover a inclusão e socialização das pessoas com deficiência seja ela: motora, auditiva, visual e múltipla, além das deficiências orgânicas e psiquiátricas, desde o processo seletivo, durante sua permanência até a sua formação no curso escolhido disponibilizando condições pedagógicas e tecnológicas adequadas para seu desenvolvimento acadêmico, possibilitando acessibilidade atitudinal e comportamental.
  • gerar sensibilização de equipes gestoras,  através de apoio psicopedagógico com suporte técnico e humano, com parceria com pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, profissionais da computação – capaz de criar soluções tecnológicas e pedagógicas para o atendimento às necessidades específicas das pessoas com deficiência. 

Público atendido

O Núcleo de Orientação Psicopedagógico atenderá:

  • Corpo discente;
  • Corpo docente;
  • Coordenação de cursos;
  • Corpo administrativo.

Processo Seletivo

Equipe/Contato

Laura Lílian Ferreira Silva

Coordenação do NOP – Plataforma 1 

Psicóloga, egressa do curso de Psicologia da FUNORTE. Possui MBA em Administração com Ênfase em Gestão de Pessoas. Docente e preceptora de estágios nos cursos de Psicologia FASI e FUNORTE.

Experiência como coordenadora de curso, desenvolvimento de equipes e lideranças em empresas multinacionais, avaliação psicológica, atendimento clínico e hipnose clínica. 

Atuação no NOP desde 2018, com gestão da equipe, atendimentos e orientações psicopedagógicas, bem como desenvolvimento de projetos institucionais voltados para os docentes e discentes da FUNORTE/FASI e FUNAM.

contato: [email protected]

 

Amanda Franciele Silva Oliveira

Psicóloga do NOP – Montes Claros

Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE.

Possui especialização em Terapia de casal e família pela FASA. Pós Graduanda em Psicopedagogia pela FAVENI. Participou como integrante do primeiro grupo da LAPS – Liga Acadêmica de Psicologia Social da FUNORTE e do Núcleo de Psicologia do Esporte da Escola de Futebol Unimontes.

Co-autora do e-book Desafios da Infância e Adolescência: um guia para pais.  Autora do capítulo Conhecendo os Temperamentos. Experiência em atendimento clínico e psicopedagógico.

Atuação no NOP desde 2019, com atendimentos e orientações psicopedagógicas a docentes e discentes da FUNORTE. 

contato: [email protected] 

 

Ana Cristina Martins Batista Pinto 

Psicóloga do NOP – Montes Claros 

Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas, FUNORTE.

É especialista em Terapia Familiar Sistêmica e em Neuropsicopedagogia. Atua há dez anos na função. Em sua experiência profissional, trabalha como psicopedagoga clínica e institucional, bem como docente do ensino superior.

Realiza atendimento e orientação psicopedagógica a docentes e discentes, desenvolve projetos de estímulo ao hábito de estudos, motivacional e de autoconhecimento que melhoram os índices da unidade.

Desenvolve projetos de treinamento e aprimoramento profissional e emocional da equipe colaborativa, ampliando a visão e atuação nos cuidados com a saúde mental no trabalho.

contato: [email protected] 

 

Danielle Ribeiro Cardoso

Psicóloga do NOP – Montes Claros

Graduada em psicologia pelas Faculdades Integradas Pitágoras, com especialização em Psicanálise pela Faculdade Venda Nova Imigrante ,  especialização em neuropsicologia pelo Centro Universitário Internacional Uninter e especialização Escola de Idioma “Libras +”. 

Experiência no atendimento psicológico e acolhimento a estudantes, estudantes especiais, professores e pais, a fim de promover uma maior e melhor qualidade de vida e trabalhando questões ligadas aos aspectos emocionais, estresse, ansiedade, ensino-aprendizagem e relações interpessoais. E com vasta experiência na análise institucional que fundamenta as noções de indivíduos, grupo e instituição; assim como reflexões e análise dos fenômenos grupais e de suas relações interpessoais a partir das vivências e dinâmicas de grupo.

contato: [email protected] 

 

Luiz Henrique Silva Nascimento

Psicólogo do NOP – Montes Claros

Psicólogo, egresso do curso de Psicologia da FASI. É mestrando em Educação Profissional e Tecnológica no IFNMG.

Possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela UNIUBE e em Gestão de Recursos Humanos pela UNINTER. Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade pelo IFNMG. Cursa especialização em Psicologia Escolar e Educacional na UNINTER e em Docência no Ensino Superior na UNIUBE.

Possui experiência em atendimento psicopedagógico e clínico de adolescentes e adultos. Pesquisador nas áreas de diversidade sexual e de gênero.

contato: [email protected] 

 

Karoline Gomes Vieira

Psicóloga do NOP – FUNORTE Janaúba

Psicóloga há 09 anos pela Faculdade de Saúde Ibituruna- FASI, com pós-graduação em Educação Especial Inclusiva pela UNOPAR.

Experiência no NOP, com oferta de acolhimento e escuta dos acadêmicos e equipe da unidade Funorte-Janaúba desde 2019.

Docente na FUNORTE JANAÚBA, atua no atendimento clínico, também possui experiência nos campos sociais, educação e neuropsicologia.

Contato: [email protected]

NOP: [email protected] 

 

Dalila Beatriz Lopes Gasparino

Psicóloga do NOP – FUNORTE Januária

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei  – UFSJ. Especialista Latu Sensu em Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Processo Educativo pela Universidade de Montes Claros – UNIMONTES,  Psicóloga da Prefeitura Municipal de Januária , psicóloga da Prefeitura Municipal de Bonito de Minas  e professora no curso de Direito e responsável pelo NOP (Núcleo de Orientação Psicopedagógica) na Funorte Januária.

Contato: [email protected] 

NOP: [email protected]

 

Éder Lúcio Ferreira da Costa

Psicólogo do NOP – FAC/FUNAM

Graduado em Psicologia pelas Faculdades FASI/FUNORTE (2015). Graduando em Administração pelas Faculdades Unisantanna.

Pós Graduado – MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade SENAC Minas (2018). Pós Graduado – Psicologia do Esporte pelo Instituto Facuminas(2021). Pós Graduado em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica – FAVENIR Faculdade Venda Nova do Imigrante(2022), Pós Graduando em Psicologia Escolar e Educacional – FAVENIR Faculdade Venda Nova do Imigrante, Pós Graduando em Docência do Ensino Superior e Neuropsicologia pelo Instituto Facuminas, Pós graduando em Psicologia Comportamental pelo Instituto Facuminas.

Pós Graduando em Saúde Mental pelo Instituto Facuminas. Atualmente é Psicólogo Escolar e Professor de Psicologia e Gestão de Pessoas, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte e Psicologia Aplicada à Saúde na Faculdade FAC/FUNAM, Psicólogo escolar e Professor do Colégio FUNAM, atua como Psicólogo Clínico, Esportivo, Jurídico e Organizacional, Avaliação Psicológica, Palestrante e Perito Judicial – Clínica Médica Vie, Psicólogo do CAPS infantil na Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora – MG, Consultor de empresas com Gestão de pessoas.

Contato: [email protected]  

NOP:  [email protected] 

Atualizado em: julho/2022.

Inclusão Social e PNE

Na FUNORTE o processo de inclusão inicia-se desde o primeiro contato do candidato ao vestibular até a sua formatura. .

O NOP acolhe os estudantes com necessidades especiais, específicas e com deficiência, a partir das solicitações de tratamento especial feitas pelo próprio estudante junto à Central de Atendimentos, por meio dos encaminhamentos feitos por professores, coordenadores e funcionários e/ou busca direta ao setor.

O atendimento é individual e visa definir estratégias (estrutura física, tecnológica, pedagógica, material e humana) de acordo com as particularidades de cada um.

Uma equipe multiprofissional composta por psicólogo(a), pedagoga(a), coordenador de curso, com a participação, quando necessária, da equipe médica, terapeutas, família, elabora um Plano Educacional Especializado.

O acompanhamento do desenvolvimento é feito através do atendimento individual psicopedagógico ao estudante e reuniões periódicas com a coordenação de curso e professores.

Considerando a natureza dinâmica das necessidades humanas, semestralmente, o NOP realiza o Mapeamento dos Acadêmicos(as) com Deficiência e Necessidades Específicas e o Mapeamento dos acadêmicos(as) sem acesso a internet.

Mais informações: [email protected]

Processo Seletivo

Agenda NOP

O NOP oferece duas formas de atendimento: individual e grupal, definidas conforme demanda do solicitante.

No período de suspensão de aulas presenciais devido a Pandemia do Coronavirus, os atendimentos psicopedagógicos individuais serão realizados online, através da ferramenta Google Hangouts. Baixe o aplicativo no seu smartphone ou acesse as ferramentas Google no seu computador, notebook ou tablet com o login do seu e-mail institucional. É essencial ter a câmera e áudio no seu equipamento. No horário agendado, via Google Agenda, o(a) profissional do NOP fará a chamada de vídeo.
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.