Você está visualizando atualmente POR ONDE ANDA? – Amanda Gonçalves Rocha Araujo

POR ONDE ANDA? – Amanda Gonçalves Rocha Araujo

No Por Onde Anda? desta semana a Amanda Gonçalves Rocha Araujo, egressa de Enfermagem Funorte nos contou que é uma profissional que ingressou no mercado de trabalho durante a graduação, ministrando aulas relacionadas à sua área de estudo. Após formar-se, dedicou-se à docência por mais dois anos antes de aceitar o desafio de trabalhar como enfermeira da Qualidade em um ambiente hospitalar, área que sempre almejou. Ela atribui sua entrada precoce no mercado à sua dedicação e proatividade. Considera-se bem-sucedida devido ao reconhecimento e feedback positivo de sua instituição, bem como à oportunidade de aplicar seu conhecimento e contribuir para avanços na empresa. Destaca a importância da disciplina de Gestão da Enfermagem durante sua graduação e enfatiza a necessidade de uma formação sólida desde cedo para o sucesso profissional.
Observa que a Enfermagem é uma profissão em constante crescimento e aconselha os aspirantes a profissionais da área a buscarem uma formação acadêmica de qualidade para se destacarem no mercado de trabalho.

Tempo para inserção no mercado após a colação de grau e atribuições:

Entrei no mercado de trabalho no 7° período da graduação ministrando aulas de disciplinas que já havia cursado na graduação em um curso técnico da minha cidade. Após a minha formação, ampliei a minha carga horária e me dediquei à docência por mais 2 anos. Após este período, encarei um novo desafio que foi a inserção no ambiente hospitalar ocupando o cargo de enfermeira da qualidade, área voltada para a gestão da enfermagem que sempre foi um dos meus objetivos profissionais. Atribuo a minha inserção no mercado de trabalho, mesmo antes da graduação devido a minha dedicação e proatividade, sempre busquei novos desafios.

Considera-se um(a) bem-sucedido(a) profissionalmente?

Me considero uma profissional bem sucedida, pois tenho reconhecimento e um feedback positivo da instituição em que trabalho, tenho espaço e liberdade suficientes para colocar o meu conhecimento em prática e demonstrá-lo com frequência, realizando-me enquanto profissional e alcançando grandes avanços para empresa a qual eu atuo.

Se pudesse optar novamente, escolheria a mesma profissão? Qual sua satisfação com a formação de graduação?

Com certeza sim. Me sinto satisfeita pois me enxergo capaz de cumprir as minhas funções com empenho, felicidade e principalmente, ver que ela tem um propósito, sendo um trabalho reconhecido como essencial para a empresa.

O ensino de graduação o(a) preparou para a atividade exercida imediatamente após a formação?

Sim, durante a graduação tivemos a disciplina de Gestão da Enfermagem, que é essencial para o desenvolvimento do meu trabalho.

Qual sua avaliação da formação recebida no ciclo básico em relação ao exercício da profissão?

Recebi uma formação sólida e muito rica na construção do conhecimento prático e teórico para o exercício da minha profissão. Ser inserido nas práticas profissionais desde o 1° período da graduação, foi um diferencial imenso, pois além de preparar o aluno de forma precoce para o ambiente de trabalho trabalha também a maturidade.

Reflexão sobre sua formação e exercício profissional:

A Enfermagem é uma profissão que vem se consolidando cada vez mais no mercado de trabalho, permeada por muitas conquistas. Atualmente, os profissionais encontram oportunidades em diferentes especialidades. Desta forma, quem busca exercer a profissão da enfermagem deve se capacitar e buscar por uma formação acadêmica de qualidade, principalmente visando o desenvolvimento de diferenciais e conhecimento científico necessário para atuar enquanto profissional da enfermagem.

Por Camila Brígida Barbosa, 17/04/24