Você está visualizando atualmente CARREIRAS DE SUCESSO – Gabriela Andrade

CARREIRAS DE SUCESSO – Gabriela Andrade

Egressa da Funorte cria seu próprio programa de emagrecimento

Leonardo Queiroz
Repórter

Atualmente, a carreira de nutrição segue em alta. Um dos principais fatores é a saúde da população: o aumento significativo do sedentarismo e a má alimentação contribuíram para o surgimento de doenças, o que despertou a atenção de muitos. Por meio da troca da medicina veterinária pelo curso de nutrição, o assunto da nossa conversa hoje é a nutricionista egressa do Centro Universitário Funorte, Gabriela Andrade, de 34 anos, formada em 2010 e que atua na área de nutrição clínica, com foco na abordagem comportamental.

Como a nutrição surgiu em sua vida?
A nutrição nunca foi minha primeira opção. Sempre gostei muito dos animais e na época que resolvi fazer o curso teria que estudar fora, porque em Montes Claros ainda não tinha o curso de veterinária. A partir daí, escolhi cursar nutrição onde acreditei ser uma boa opção, o que acabou sendo.

Como foi cursar nutrição na Funorte e os primeiros desafios na profissão?
Foram quatro anos de muito aprendizado. O curso parece fácil, mas não é. É precisar estudar bastante. Tínhamos professores muito comprometidos e que faziam de tudo para que saíssemos com a melhor bagagem. A única dificuldade na época era fazer os cursos extracurriculares. Não tínhamos muitas opções na região e viajar pra congressos não era tão fácil.

Carreira e trabalho atual
Hoje, eu trabalho com a nutrição clinica voltada para a área comportamental e nela eu trabalho muito além da dieta, até mesmo porque a nossa alimentação vai muito além de simplesmente ingerir nutrientes. Envolve o corpo, a mente, o ambiente e nossas emoções. E quando você entende tudo isso fica mais fácil você chegar ao seu objetivo e permanecer nele. Hoje, eu tenho o meu próprio programa de emagrecimento, que é Método Power, onde eu trabalho toda essa mudança de comportamento. Nele, o paciente vai entender e lidar melhor com as emoções, com a comida e aprender a ter controle sobre ela, criando uma rotina de hábitos saudáveis e conseguir chegar ao seu objetivo.

Você se considera realizada atualmente?
Há uns três anos, eu diria não estar realizada na profissão, porque eu não atuava na área clinica. Após começar a atender meus pacientes entendi que nasci para fazer isso e, hoje, posso dizer que me sinto completamente realizada. Tenho certeza que nasci para transformar a vida das pessoas e fazer com que elas se olhem no espelho e se sintam felizes. Não há nada mais gratificante ouvir de um paciente que eu fiz a diferença na vida dele e que hoje se sente feliz.

Quando formou já conseguiu entrar no mercado de trabalho? O que mudou para você?
Após a graduação, logo consegui me inserir no mercado de trabalho. Meu primeiro emprego foi atuar em uma padaria onde aprendi coisas que nunca imaginaria! Foram muitas provas e aprendizado onde o que mudou foi a forma como as pessoas enxergam o nutricionista, principalmente depois da pandemia. As pessoas estão procurando mais, estão mais preocupadas com a saúde. Nós somos uma necessidade hoje, porque a alimentação cura e previne várias doenças.

Quais as principais dificuldades em sua profissão?
Acredito que mesmo a área crescendo muito nos últimos tempos, ainda falta conhecimento das pessoas sobre o papel real do nutricionista. Nós não trabalhamos só com emagrecimento. A gente trabalha cuidando da saúde de uma maneira geral. Além disso, com a internet a informação ficou muito mais fácil e a disseminação de informações incorretas sobre nutrição, sobre alimentos e isso acaba confundindo demais a cabeça do paciente. É muito importante nos especializarmos para ser um profissional completo. Tenho hoje uma especialização em saúde da família e estou finalizando a de nutrição clinica esportiva. Tenho plano de fazer algo em nutrição comportamental também.

Qual a importância do nutricionista?
O nutricionista tem um papel essencial na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de doenças e na formação de hábitos saudáveis. É muito importante que as pessoas tenham consciência sobre o quanto ter uma alimentação saudável é importante. É importante tanto para a saúde, quanto para o próprio bem estar. E lembrar também que uma alimentação saudável não é só sobre nutrientes. Comida também é cuidado, é afeto. Está precisando cuidar da sua alimentação? Nós estamos aqui para te guiar nessa mudança de hábitos, na superação de desafios ou para experimentar novos sabores. Só nós, nutricionistas, somos capazes de adaptar a sua alimentação de acordo com as suas necessidades e objetivos. Só nós podemos te ajudar a ter uma ótima relação com a comida e consiga aproveitar todos os momentos.

Foto: Ana Cecília