Você está visualizando atualmente Funorte promove decoração natalina sustentável

Funorte promove decoração natalina sustentável

DECORAÇÃO NATALINA SUSTENTÁVEL

Adriana Queiroz
Repórter/Jornal O Norte

Após o encerramento das inscrições do Concurso de Decoração Natalina Sustentável 2022, promovido pelo Centro Universitário Funorte e Programa D´elas Raquel Muniz, uma comissão julgadora, composta por artistas plásticos, jornalistas e formadores de opinião, visitou todas as unidades da instituição. Eles foram responsáveis por avaliar as decorações de natal de todos os participantes.

Em cada campus, colaboradores, professores e alunos usaram envelope usado, garrafa pet, copo descartável, retalho de tecido, tinta que sobrou da obra, entre outros para construírem decorações sustentáveis para a celebração natalina.
O objetivo do concurso, segundo a reitora da instituição e apresentadora do programa D´elas Raquel Muniz, é despertar e fortalecer os valores imateriais que são a essência do Natal e que afloram na humanidade nesta época do ano como solidariedade, bondade, simplicidade e religiosidade.

“O concurso tem despertado o clima natalino em todas as unidades e valorizado os talentos artísticos dos colaboradores, corpo docente e discente. A ideia é disseminar a ideia de um desenvolvimento sustentável baseado nos 4 R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar”, diz Raquel Muniz.

Com uma prancheta na mão, Adriene Tupinambá, Francisca Silva, Onofre Santos, Carlos Muniz e Daniel Cristian consideraram itens como criatividade e beleza que engloba diversidade de materiais utilizados para a confecção de cenário, destaque de produtos, iluminação, harmonia de cores e formas, cuidado no acabamento e limpeza geral do espaço e ainda, originalidade e inovação, englobando desenvolvimento do tema “Natal”, utilização de materiais reciclados e ou reaproveitados, impacto visual da decoração e harmonia estética do conjunto na avaliação das peças.

“ Foi uma experiência incrível onde exploramos diferentes formas de expressão artística, onde eles utilizaram, principalmente, materiais recicláveis’, diz a artista plástica Laborearte Adriene Tupinambá, que coordena o Instituto Laborearte desde 1998.
Quem também fez parte da comissão julgadora foi a artista plástica Francisca de Assis, que desde muito cedo se dedica a arte. Ela é formada em Artes Visuais e pós-graduada em Arte Cultura e Criação.

“Foi maravilhoso presenciar alunos, colaboradores e demais envolvidos reunidos nesse espírito natalino, evento que estimula a criatividade e a consciência ecológica de todos. Um trabalho que, além de embelezar as unidades do Centro Universitário Funorte, renova o desejo de preservar o planeta”, conta.

Já o premiado artista plástico Onofre Santos, autodidata que vem conquistando espaço com habilidade, por todo o Brasil e exterior, disse que materiais recicláveis deram vida à decoração natalina.

“Os trabalhos com reciclagem demonstraram, na prática, a relevância da contribuição de cada um na preservação do meio ambiente. Quero parabenizar os funcionários da Funorte que entenderam através desse concurso de seu papel como agentes transformadores do meio, reconhecendo os efeitos de suas atitudes no mundo em que vivem. Nota dez “disse o artista.

Todos os participantes receberão certificados de participação. O resultado será divulgado no 7 de dezembro, quarta-feira. O 1º lugar receberá o prêmio de RS500,00, o 2º de RS 300 e o 3º lugar o prêmio de RS200,00 reais. Todos os prêmios serão entregues durante o Programa D´elas Raquel Muniz, que é transmitido nos canais da TV Funorte.