Você está visualizando atualmente CARREIRAS DE SUCESSO – Talmo Sousa Santos

CARREIRAS DE SUCESSO – Talmo Sousa Santos

Fisioterapeuta fala sobre carreira e a prevenção de doenças e lesões

Cada vez mais competitivo, o mercado de trabalho atual se destaca pela aparição de novas clínicas, cursos e espaços de reabilitação em todo o país. Assim, é notável que o fisioterapeuta esteja conquistando um espaço crescente e significativo em diversas áreas de atuação, aproveitando as vastas oportunidades de emprego disponíveis. O profissional é encarregado de diagnosticar, tratar e prevenir doenças e lesões relacionadas a fraturas – ocasionadas por acidentes e também na formação física e problemas posturais.

Para falar mais sobre o assunto, o “Carreiras de Sucesso” convida o fisioterapeuta egresso da Funorte, pós-graduado em ortopedia e traumatologia no esporte, Talmo Sousa Santos, de 30 anos.

Como a Fisioterapia surgiu em sua vida?
Tudo começou quando tentei a carreira de profissional do futebol e, nessa trajetória, percebi que todo atleta necessita e precisa do trabalho integrado da fisioterapia, algo que sempre me chamou atenção. Em minha mente, se a carreira não vingasse a segunda opção era estudar e voltar essa pratica profissional para o esporte. Foi aí que entrei na faculdade sem nenhuma influencia de alguém, mas com a certeza que a fisioterapia era a profissão da minha vida.

Qual a sua área de atuação?
Dentro a Fisioterapia estou voltado para aparte clinica onde atendo ortopedia e traumatologia com enfoque no esporte, com intuito de prevenção e reabilitação de lesões. Outra atuação é a área de osteopatia voltados para avaliação prevenção e reabilitação de coluna vertebral, assim como disfunção temporomandibular (DTM) e dor orofaciais. Uma parte do meu tempo é reservada para a fisioterapia domiciliar para pacientes com comorbidades com limitação para ir até a clínica.

Quais os desafios do curso?
Tudo no começo é mais difícil, mas com o tempo vamos superando os limites e dificuldades. Cursar Fisioterapia na Funorte foi algo de grande valia, pois a faculdade oferece uma excelente estrutura, de professores bem capacitados a uma estrutura física excelente, clínica escola de extrema capacidade para atender a população, assim como variadas oportunidades de estágios pra desempenho do conhecimento.

Você é realizado na profissão?
Me considero realizado na profissão, muito feliz com o que faço e muito satisfeito em contribuir com a qualidade de vida e saúde dos pacientes. Meu objetivo atual é focar em cada uma das áreas que eu já atuo, implementar ainda mais cursos de formação e participar cada vez mais de congressos pra me atualizar a respeito de tudo se passa no meio da fisioterapia ortopédica.

Qual o segredo para ser um bom profissional?
Acredito que não exista segredo para ser um bom profissional. O mais importante quando se trata de saúde é você ser o mais transparente e honesto possível com seu paciente, com cada diagnóstico e prognóstico e tratar a pessoa com empatia independente da dor, saber respeitar as limitações de cada paciente.

Como foi ingressar no mercado de trabalho?
Não foi fácil como se imagina. Sempre surgem muitas duvidas, questionamentos dos pacientes ao saber que você é recém-formado. É preciso um tempo e bagagem para provar que você é um ótimo profissional e que tem domínio sobre o que está falando, explicando e fazendo. Após me formar logo recebi diversos convites para algumas clinicas e já estando regularizado dei inicio aos trabalhos e creio que isso foi fruto da minha dedicação e empenho ainda como aluno na faculdade.

Qual a importância do Fisioterapeuta?
A fisioterapia é de alta relevância na vida das pessoas. Eu costumo dizer uma frase para os pacientes e atletas que eu atendo: “o custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo”. Fica a dica de importância de prevenção, seja ela qual for no âmbito da saúde, pois prevenir dói menos e é mais barato do que tratar. A fisioterapia trabalha no âmbito de prevenção, manutenção e reabilitação da saúde.

Qual o momento para procurar um profissional e quais os casos mais indicados?
Hoje, as pessoas estão cada vez mais sedentárias e, após a pandemia, há um alto nível de ansiedade. Quando o paciente resolve iniciar um trabalho de atividade física é a hora de procurar um profissional fisioterapeuta para que seja feita uma avaliação tanto do posto de trabalho ou para início de uma atividade física, academia, corrida, pilates independente de qual seja a atividade que a pessoa tenha intenção de realizar, essa avaliação e direcionamento é de suma importância para qualidade de vida e desempenho da prática esportiva e manutenção da saúde.

Reportagem e foto: Leonardo Queiroz
Jornal O Norte