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Enfermagem (bacharelado)
O Curso
Missão
Educar através de práticas interativas, com responsabilidade ética, para formação de cidadãos críticos e profissionais competentes prontos para atuar de forma estratégica na realidade local para promover a saúde de um modo preventivo e mais humanizado para um maior bem estar da população Norte Mineira”.
Objetivo
• Formar uma/o enfermeira/o capaz de influenciar na construção de novos paradigmas de saúde, através de um corpo de conhecimentos próprios, sedimentados num pensar integral do cuidado humano, para atuar nas áreas de promoção da saúde, prevenção de doenças, no tratamento e reabilitação no processo saúde-doença do ser humano/família/comunidade, compromissado com continuo crescimento pessoal e social, na busca de uma melhor qualidade de vida para a população.
Objetivos Específicos
• Promover a saúde, prevenir a doença, tratar e reabilitar o ser humano/família/comunidade, desde a concepção até a morte, desenvolvendo a concepção do processo saúde-doença;
• Desenvolver a consciência analítica-reflexiva-critica, fundamentada na relação dialética entre a teoria e a pratica do profissional;
• Estimular a busca de novos paradigmas, desenvolvendo a investigação cientifica no campo de atuação da enfermagem;
• Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes técnico-pedagógicas essenciais para o exercício de atividades de educação em saúde;
• Aprimorar o cultivo pessoal e desenvolver o perfil profissional, considerando como princípio básico o respeito pelo ser humano, na sua dimensão holística;
• Despertar e envolver a sensibilidade, a ética, a moral, a competência e o compromisso para as questões humanas nos vários segmentos da sociedade no processo de cuidar em enfermagem.
Mercado de Trabalho
Perfil Profissional
O ICS/ FUNORTE tem como proposta a formação do (a) enfermeiro(a) generalista, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos para atuar de maneira humanista, crítica e reflexiva, sendo capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/ situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes, bem como, atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
Na busca desse perfil, o Curso de Enfermagem do ICS desenvolverá o processo de formação do(a) enfermeiro(a), tomando como base os princípios conceituais de compreensão e reconhecimento do perfil profissional do egresso que se quer formar, a compreensão do ser humano que sofre influência das condições em que vive e cuja repercussão dá-se sobre todo o ciclo vital, qualidade e duração de vida, enfim, a compreensão do ser humano que, na sua historicidade, é capaz de transformar-se e de participar na transformação da qualidade do meio em que está inserido, entendendo a saúde como resultante das condições de alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e de serviços de saúde e que o resultado das formas de organização social da produção pode gerar grandes desigualdades nos níveis de vida das pessoas.
Deve, também, reconhecer o processo saúde-doença como unidade determinada pela maneira como o homem se relaciona com a natureza, com os outros homens, num dado momento, numa determinada sociedade e com determinadas relações de produção e ter a compreensão de que os serviços de saúde devem se organizar e funcionar de forma descentralizada, hierarquizada, prestando assistência universal, equânime, integral e resolutiva.
Mercado de Trabalho
A oferta de trabalho para o profissional Enfermeiro encontra-se em expansão e se faz presente nos seguintes cenários:
• Área Assistencial
Prestação de cuidados de enfermagem ao ser humano, à sua família e à coletividade, tanto nos domicílios, nos serviços de Atenção Primária à Saúde – Programas de Saúde da Família, como em instituições hospitalares, asilares e em creches. Também em empresas, indústrias e fábricas por meio da Enfermagem do Trabalho e nos órgãos governamentais e não governamentais, a ENFERMAGEM está presente.
• Área da educação
A Enfermagem tem presença marcante, ainda, na docência de ensino médio e superior, na elaboração de projetos na área da saúde e na Educação Permanente dos profissionais do setor saúde.
• Área Gerencial
As ações de enfermagem são realizadas por meio da gerência de serviços de enfermagem e de saúde – em instituições públicas e privadas. Também presta consultoria e assessoria aos mais diversos órgãos de saúde, objetivando implantar serviços, avaliar, representar e comercializar produtos médicos – hospitalares. Outros cenários que se despontam é a sua atuação em serviços de auditoria em saúde e atenção domiciliar.
• Área de Pesquisa
A pesquisa, com a busca de novos conhecimentos nas áreas técnica, tecnologia e humana nos diversos cenários do cuidar, é uma atividade que cresce na Enfermagem, contribuindo para o desenvolvimento do saber dessa profissão, como ciência voltada para o cuidado.
Duração
5 anos
Formação
Bacharelado
Curso Reconhecido
pelo MEC
Processo Seletivo
Vestibular Online ou Presencial
5 dias
por semana na faculdade
presencial
Você estuda na faculdade todos os dias da semana.
Mensalidade
de R$ 903,73 por *R$ 451,87
*Valor com 50% de bolsa
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5 dias
por semana na faculdade
presencial
Você estuda na faculdade todos os dias da semana.
Mensalidade
de R$ 980,00 por *R$ 490,00
*Valor com 50% de bolsa
4 dias
por semana na faculdade
presencial
Você estuda 4 dias da semana na faculdade e 1 dia a distância de onde quiser.
Mensalidade
de R$ 980,00 por *R$ 392,00
*Valor com 60% de bolsa
A Versão Premium é a oportunidade de você ter imersão total, ou seja, muito mais profundidade no conhecimento, com maior carga horária e diversas atividades extras. Tudo isso para você ir mais fundo em seus sonhos e nos resultados.
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM PREMIUM
Turno de Oferta: Integral
Carga Horária de Integralização: 6.067 horas
Regime: Semestral
Nº mínimo de semanas letivas: 20
Nº mínimo de dias letivos semanais: 05
Nº mínimo de dias letivos semestrais: 100
Tempo de integralização: Mínimo (5 anos) Máximo (7,5 anos)
1. Carga Horária Total do Curso muito maior, para ser cursada em período integral.
2. Carga Horária de Estágio maior o que possibilita o aluno experenciar de forma mais aprofundada.
3. Práticas de Extensão em focadas nas evoluções de mercado e gestão 4.0.
4. Disciplinas Inovadoras para uma graduação que geralmente são ofertadas apenas em cursos de especialização.
5. Seminários Integradores: desde o início e até o final do curso, esse espaço é dedicado a integrar as disciplinas que são lecionadas no período. Farão o elo da teoria com a prática e do básico com o profissionalizante mais no início do curso.
6. Projetos Integradores – PIN: são projetos que trabalham conteúdos transversais e fundamentais à formação de um profissional consciente e de um cidadão atuante.
7. Disciplinas Eletivas: são disciplinas que trazem um conhecimento que está sendo debatido naquele momento e que contribuirão com a formação do aluno de forma a torná-lo atualizado, já dentro do curso.
8. Trabalho de Conclusão de Curso- TCC em forma de artigo cientifico sob a orientação de um professor que acompanhará de perto o aluno. Ele terá seu artigo publicado no periódico ou no repositório de artigos da faculdade dependendo da avaliação do mesmo. Portanto, o aluno já sai da faculdade como autor de artigo científico publicado.