Você está visualizando atualmente Por onde anda? Egresso de Arquitetura

Por onde anda? Egresso de Arquitetura

Com Pedro José dos Santos Neto

Em um bate-papo com a Camila Brígida do Núcleo de Carreiras, Pedro que é  egresso de Arquitetura pelo Centro Universitário- FUNORTE, fala  como tem sido o início de sua jornada profissional.

Recém-formado, o egresso confirma a importância da realização dos estágios extracurriculares para o desenvolvimento da carreira: “Já comecei a fazer estágio na área no primeiro período da faculdade, isso me ajudou bastante a entender como funcionava o mercado de trabalho.

Hoje em dia, Pedro tem o próprio escritório, onde atende em Home Office. Já fez vários projetos de reformas e projetos arquitetônicos. Além disso, atua na prestação de serviços de renderização para alguns escritórios nos estados da Bahia e Paraná: “Essa atividade já fazia durante a faculdade, foi o que realmente me inseriu no mercado de trabalho de fato”.

Quanto tempo após a colação de grau você levou para se inserir no mercado? A que você atribui esse tempo para inserção no mercado?

Já estava no mercado antes de me formar. Comecei a fazer estágio na área no primeiro período da faculdade, isso me ajudou bastante a entender como funcionava o mercado de trabalho.

Assinale a sua satisfação com a sua formação: Você se considera bem-sucedido profissionalmente?

Sendo recém-formado, ainda tenho que focar muito no meu crescimento profissional. Tenho várias metas que eu considero importantes, antes de me sentir realmente bem-sucedido. Mas eu já estou nesse caminho, em breve, com certeza estarei.

Qual a sua satisfação com a sua formação de graduação?

Muito Satisfeito. Já me identificava na área, escolhendo a arquitetura, tive mais liberdade criativa e conheci pessoas que me ajudaram bastante na área.

O ensino de graduação o preparou para a atividade exercida imediatamente após a formação?

A faculdade te dá a base, mas você precisa da prática para entender o mercado de trabalho. Só no dia-a-dia da profissão, com todas as dificuldades, você realmente consegue se preparar e se adaptar.