Você está visualizando atualmente Por onde anda? Egressa de Arquitetura

Por onde anda? Egressa de Arquitetura

Com Deysiane Meirielle Ramos

Em um bate-papo com a Camila Brígida do Núcleo de Carreiras, Deysiane que é  egressa de Arquitetura pelo Centro Universitário Funorte fala  como tem sido o início de sua jornada profissional.

A egressa, que ainda não tem um ano de formada, conta que passou por muitas dificuldades durante o curso, devido a problemas de saúde, mas que com força de vontade e suporte dos professores conseguiu ir até o final, podendo afirmar hoje que se tornou uma ótima profissional na área: “Quando decidi entrar na faculdade fui determinada a fazer um curso bem feito e me empenhei a isso. Sempre fui curiosa e confesso que para os professores eu tenha sido “aquela aluna chata” que perguntava tudo, chegava para a aula já com as dúvidas sobre a nova matéria. achava mais fácil estudar por antecedência. Além de ótimos professores, alguns ainda me socorrem nas minhas dificuldades.”

Atualmente, Deysiane atua em sua área de formação, sua renda hoje é 100% angariada pelo exercício da Arquitetura, trabalhando tanto como autônoma, quanto com vínculo empregatício, local que inclusive a contratou antes mesmo da colação de grau. A arquiteta fala da importância dos estágios na formação profissional e aconselha: “o estágio, sem dúvidas, fez toda a diferença na minha formação, inclusive aconselho começarem o quanto antes. Comecei a estagiar no 2° período, e fui contratada no 8°, graças a Deus”.

Confira uma entrevista rápida, estilo bate bola que Camila realizou com a egressa:

Você se considera bem-sucedido profissionalmente?

Com certeza sim. Não estou onde quero chegar, mas se for levado em conta que tenho menos de 1 ano de formada e minha renda hoje é 100% de arquitetura, me considero bem sucedida sim.

Qual a sua satisfação com a sua formação de graduação?

Muito Satisfeita. Sempre tive um suporte muito bom durante e após minha graduação. Principalmente com os professores.

O ensino da graduação a preparou para a atividade exercida imediatamente após a formação?

Acredito que a faculdade te norteia, mas cabe ao aluno buscar outras fontes para complementar seus estudos. O tempo da aula não é suficiente para aprender todo o conteúdo, é necessário estudar, treinar, cursos (ainda que online) e estagiar também é muito importante.

Como você avalia a formação recebida no ciclo básico em relação ao exercício da profissão?

Adequado, o básico foi muito bom, mas é difícil sobressair ficando no básico.