You are currently viewing Funorte promove encontro com empresários da região para debater capacitação de mão de obra

Funorte promove encontro com empresários da região para debater capacitação de mão de obra

Empresários e representantes de indústrias e do comércio em Montes Claros são parceiros potenciais da Funorte para promover a capacitação de mão de obra, aumentando a competitividade dos negócios na região, e facilitar o acesso da população ao ensino superior. Ontem, participaram de um encontro com gestores do centro universitário para conhecer instalações da instituição, estreitar laços e ficar por dentro de benefícios como o desconto na mensalidade para funcionários de empresas associadas – sem qualquer custo para os empregadores. 


“Foi uma oportunidade para discussão e proposição de rotas para os projetos de formação, qualificação e desenvolvimento da força de trabalho na cidade e região, por meio de cursos nos formatos de ensino a distância (EAD), semipresencial e presencial”, diz a professora Sueli Nobre, uma das diretoras vinculadas à Funorte. 

O evento foi no Campus Amazonas e no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR). Abílio Carnielli Filho, representantes das áreas de expansão dos cursos EAD, semipresenciais e presenciais, explica que a instituição está propondo uma forma diferente de atuar no mercado de educação junto às empresas. “Queremos transformar nossos cursos, nossas propostas educacionais em benefício para as empresas concederem aos funcionários”. 

Ele diz que a proposta não traz custos às empresas. “E representa um ganho econômico para os funcionários. Porque concederemos 20% de desconto aos empregados de empresas associadas e 15% para os dependentes”, explica. Isto só é possível, de acordo com Abílio, por ser uma concessão da Funorte e do Centro Universitário Sant’Anna (UniSant’Anna), que faz parte do mesmo grupo, que irão oferecer cursos a distância. 

Para a Diretora Acadêmica da Plataforma I, Talita Pimentel, receber representantes de indústrias e empresários da região é importante para mostrar a capacidade que a instituição tem. “Somos capazes de prover educação de qualidade, saúde de qualidade para a comunidade em geral e os acadêmicos”.

Para ela, a visita serve também para a geração de parcerias e convênios com as empresas. “A gente acredita que vai fazer diferença na capacitação de alunos, criação de cursos e produtos novos e de especializações”. 

Foram convidados representantes de empresas, da Regional Norte (Fiemg), da Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor), Associação das Empresas do Distrito Industrial (Assedi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), representada pelo presidente, Hernandes Ferreira.

Hernandes se diz satisfeito com essa aproximação com duas áreas tão importantes para a cidade, como educação e saúde. “A qualificação profissional é uma demanda muito grande, principalmente depois da abertura do polo bioquímico em Montes Claros. Estão vindo mais indústrias e essa necessidade de mão de obra, não somente superior, como técnica, é importante. Então a gente vê de forma positiva essa possível parceria”, diz, animado. 

Também esteve presente o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), Leonardo Lima de Vasconcelos, que expressou surpresa com a qualidade de tudo que lhe foi mostrado. 

“O hospital tem um padrão acima da média do que a gente está acostumado a ver por aí. A Associação Comercial está aberta à possibilidade de parceria porque estamos impressionados com a qualidade. Por que não participar e vivenciar isto aí?”, diz. 

Outro que marcou presença ao encontro foi Carlos Alberto Maia, representando a Sociedade Rural. “Irei levar para o presidente a minha impressão positiva”, ressaltou. 

Quem acredita que essa visita com os empresários e representantes das indústrias, CDL e ACI é de suma importância e bem vista pelos profissionais de saúde é a diretora administrativa do Hospital das Clínicas, Adriana Pacudino Ferreira. “O hospital foi idealizado para atender a população de Montes Claros com todos os recursos tecnológicos que existem, então quando a gente recebe representantes de peso como os que estão aqui ficamos felizes com a percepção deles com relação a esse objetivo”. 

Adriana confirma que o hospital já está preparado para receber essas parcerias. “Temos 60 leitos de Terapia Intensiva (UTI), sendo 40 para adultos, dez pediátricos e dez neonatais. Somos o primeiro hospital com UTI pediátrica da região, maternidade com parto humanizado, 240 médicos e uma equipe técnica com 450 pessoas rodando 24 horas, nos 7 dias e nos 12 meses”. 

Já a diretora assistencial do HCMR, Ana Paula de Oliveira Nascimento, ficou satisfeita por apresentar os espaços do hospital para os convidados. “Nossa expectativa é de ter apresentado esta capacidade técnica, a estrutura física ímpar que temos”.  Fonte: Jornal O Norte de Minas/
Larissa Durães