Engenharia Mecânica

O Curso

O curso de graduação em Engenharia Elétrica das Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE tem como objetivo geral formar engenheiros com sólido preparo científico e tecnológico na área de elétrica; os egressos deverão ter capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias; deverão atuar, criativamente, na identificação e resolução de problemas de engenharia, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, na perspectiva ética e humanística, visando o atendimento às demandas da sociedade; o curso terá como característica marcante a multidisciplinaridade entre fundamentos científicos, tecnologias e processos; especificamente, o curso de Engenharia Elétrica deverá fornecer um sólido embasamento nas disciplinas de matemática, física e informática; na área tecnológica propriamente dita, o objetivo é proporcionar uma visão holística na produção, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica, colaborando para o desenvolvimento racional e sustentável da sociedade e do ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos do curso de Engenharia Elétrica, estabelecidos como metas para o alcance de seu objetivo geral, consistem em:

  • transferir o conhecimento para suprir as demandas da sociedade por meio da execução de projetos de pesquisa e extensão;
  • proporcionar uma formação profissional generalista, reunindo conhecimentos e habilidades técnico-científicas, éticas e humanistas;
  • desenvolver no aluno a capacidade de abstração, raciocínio lógico e a habilidade para aplicação de métodos científicos, para propiciar o desenvolvimento de pesquisas e promover a evolução científico-tecnológica da área de Engenharia Elétrica;
  • desenvolver a habilidade para identificação e solução dos problemas de Engenharia, fazendo frente aos desafios tecnológicos e de mercado, mediante aprendizado contínuo e gradual pela concepção e execução de projetos ao longo do curso;
  • formar cidadãos com a capacidade de aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, respeitando princípios éticos e de acordo com uma visão crítica da atuação profissional na sociedade.
  • formar profissionais da Engenharia Elétrica, aptos para a inserção em setores profissionais, com um perfil atuante de participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, colaborando na sua formação contínua;
  • formar profissionais com espírito empreendedor e administrativo, que tenham visão do mercado regional, nacional e internacional;
  • capacitar engenheiros que sejam capazes de entender o mecanismo de funcionamento dos equipamentos;
  • preparar profissionais aptos a se envolverem de maneira adequada e competente na busca de soluções para problemas apresentados no exercício da profissão.
  • desenvolver o potencial criativo, de raciocínio e a visão crítica do estudante de Engenharia Elétrica;
  • proporcionar, além de uma substanciosa e consequente instrução intelectual, o desenvolvimento da adequada atitude profissional de engenheiro como meio imprescindível ao alcance do sucesso profissional;
  • estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
  • promover a divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e culturais que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
  • estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais;
  • prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com ela uma relação de reciprocidade.

Mercado de Trabalho

O perfil do egresso do Curso de Engenharia Elétrica proposto atende ao que reza o Artigo 3º da Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002 e a Resolução 2/2007:

“O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando  egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.(CNE, 2002)”

O Perfil do Engenheiro Eletricista das Faculdades Integradas do Norte de Minas está pautado nas Diretrizes Curriculares propostas para o curso, sendo um profissional de formação generalista, que atua desde a concepção e elaboração de projetos até o desenvolvimento e controle de empreendimentos voltados para a suas atividades relacionadas com a Engenharia Elétrica. O melhoramento, a implantação, o gerenciamento e a execução de atividades das várias vertentes no campo da engenharia elétrica, nas quais se dará sua graduação, serão atributos de competências que configuram possibilidades diferenciadas de inserção profissional no mercado de trabalho, que se apresentará com uma série de desafios, os quais o profissional estará preparado para enfrentar.

Com uma formação voltada para uma base sólida em Engenharia e uma complementação de acordo com a área de mercado em que o aluno tiver interesse em atuar, a diversidade de empresas do mercado nacional e regional favorece a atuação do engenheiro eletricista. Desse modo, o futuro profissional atuará no desenvolvimento e integração de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Em sua atividade, ele otimizará, projetará, instalará, manterá e operará sistemas, instalações, equipamentos e dispositivos  eletroeletrônicos; projetará sistemas de medição, de instrumentação eletroeletrônica e  de automação industrial, de acionamentos e controle de máquinas, sistemas de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas; especificará máquinas, equipamentos, materiais, componentes e dispositivos eletromecânicos e eletromagnéticos; elaborará projetos e estudos de fontes de energias renováveis; coordenará e supervisionará equipes de trabalho; realizará pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executará e fiscalizará obras e serviços técnicos; efetuará vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Essas são algumas funções do engenheiro eletricista. Independente da área em que for atuar, o engenheiro eletricista terá de dominar números, cálculos, tecnologia, gerência e administração.

A cultura empreendedora e busca da inovação será uma constante na sua formação, visando ao perfil empreendedor para atuação no mercado como prestador de serviços, inicialmente, por meio de uma microempresa. São diversos campos de atuação para serem terceirizados para as grandes empresas da região e do Brasil nas áreas de alimentos, bioquímica, cimento, têxtil, veículos, hidrômetros, farmacêutica, metalurgia, extração, calçados, geração de energia, ou seja, em todo setor produtivo.

Duração

5 anos

Formação

Bacharelado

Curso Reconhecido

pelo MEC

Processo Seletivo

Vestibular Online ou Presencial

5 dias

por semana na faculdade

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Mensalidade

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A Versão Premium é a oportunidade de você ter imersão total, ou seja, muito mais profundidade no conhecimento, com maior carga horária e diversas atividades extras. Tudo isso para você ir mais fundo em seus sonhos e nos resultados.

CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM PREMIUM

Turno de Oferta: Integral
Carga Horária de Integralização: 6.067 horas
Regime: Semestral
Nº mínimo de semanas letivas: 20
Nº mínimo de dias letivos semanais: 05
Nº mínimo de dias letivos semestrais: 100
Tempo de integralização: Mínimo (5 anos) Máximo (7,5 anos)

1. Carga Horária Total do Curso muito maior, para ser cursada em período integral.
2. Carga Horária de Estágio maior o que possibilita o aluno experenciar de forma mais aprofundada.
3. Práticas de Extensão em focadas nas evoluções de mercado e gestão 4.0.
4. Disciplinas Inovadoras para uma graduação que geralmente são ofertadas apenas em cursos de especialização.
5. Seminários Integradores: desde o início e até o final do curso, esse espaço é dedicado a integrar as disciplinas que são lecionadas no período. Farão o elo da teoria com a prática e do básico com o profissionalizante mais no início do curso.
6. Projetos Integradores – PIN: são projetos que trabalham conteúdos transversais e fundamentais à formação de um profissional consciente e de um cidadão atuante.
7. Disciplinas Eletivas: são disciplinas que trazem um conhecimento que está sendo debatido naquele momento e que contribuirão com a formação do aluno de forma a torná-lo atualizado, já dentro do curso.
8. Trabalho de Conclusão de Curso- TCC em forma de artigo cientifico sob a orientação de um professor que acompanhará de perto o aluno. Ele terá seu artigo publicado no periódico ou no repositório de artigos da faculdade dependendo da avaliação do mesmo. Portanto, o aluno já sai da faculdade como autor de artigo científico publicado.