Perfil do Egresso
A formação do profissional tecnólogo em Radiologia é pautada por uma visão humanista que internaliza valores como responsabilidade social, justiça e ética profissional de maneira a integrar produtivamente conhecimentos, competências, habilidades e talentos na formação do estudante.
O Curso Superior Tecnológico em Radiologia tem como perfil do formando (egresso/profissional) o “tecnólogo” com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual”.
Este perfil reflete o compromisso do Curso Superior Tecnológico em Radiologia do Instituto de Ciências da Saúde - ICS, idealizando-se a formação de profissionais geradores e empreendedores de seu próprio saber, qualificados e capacitados. Assim, suas atribuições devem abranger:
- Atuação em programas de Saúde Pública, em equipes multidisciplinares de nível local, regional ou nacional, planejando, coordenando, implementando e executando programas relacionados à profilaxia de doenças e saúde coletiva.
- Intervenção em problemas sanitários gerados pelo meio ambiente e/ou na prestação de serviços à saúde individual e coletiva.
- Atuação na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia.
- Desenvolver e aplicar técnicas de ensino e pesquisa em áreas de atuação e que atendam às competências estabelecidas em lei.
- Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para eles. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro de padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, levando em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.
- Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas, sempre com eficácia, baixo custo e alto benefício. Para este fim, os profissionais devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
- Comunicação: Na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral, os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
- Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
- Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e das informações recebidas, assim como devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores e líderes de equipes de saúde.
- Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento (estágios) das futuras gerações de profissionais.
- O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do Instituto de Ciências da Saúde - ICS deverá ter afinidades com a área de Informática e de Equipamentos relacionados com a área da Saúde, para que durante o curso desenvolva competências que atenderão às transformações decorrentes do avanço das novas tecnologias mantendo postura dinâmica entre o aprendizado e a realidade social e econômica.
Habilidades e Competências
Ao longo da formação do tecnólogo em Radiologia, serão construídas as seguintes competências e habilidades:
- Agir com desenvoltura nas áreas próprias do Técnólogo em Radiologia com atendimento atualizado e humanizado;
- Aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos e sua destreza prática;
- Utilizar os equipamentos necessários a fim de objetivar as vantagens dos procedimentos aos clientes;
- Propor relações de trabalho humanizadoras priorizando os princípios éticos;
- Identificar normas e procedimentos pertinentes à legislação sanitária, salientando suas responsabilidades diante das questões de saúde pública;
- Adotar medidas de proteção individual e coletiva, considerando a equipe de trabalho e os clientes;
- O aluno deverá desenvolver-se de forma plena e harmoniosa, mediante as competências trabalhadas no decorrer do curso, sendo entregue ao mercado de trabalho dentro das áreas de saúde, pesquisa e ensino, com as seguintes características:
- Ser capaz de atuar, nos seus limites, inserido no sistema de saúde pública vigente;
- Estar apto a realizar técnicas indicadas para a realização dos exames prescritos nas diversas áreas de atuação;
- Aplicar conhecimentos e habilidades para o bom atendimento das demandas de procedimentos nos setores de radiologia;
- Conhecer Anatomia e Fisiologia humana aplicada à Radiologia para proceder com segurança técnico radiológica;
- Conhecer, selecionar e aplicar tecnologias disponíveis para a boa resolução de imagens;
- Conhecer, manipular, reconstruir o processamento das imagens, utilizando metodologias digitais;
- Conhecer e aplicar os conhecimentos de processamento das imagens, utilizando metodologias digitais;
- Conhecer e aplicar os conhecimentos de processamento químico das películas radiográficas, através de métodos químicos, a laser e a seco;
- Aplicar o conhecimento quanto à organização e administração do setor de radiologia e diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear;
- Desenvolver habilidades de gestão de empresas prestadoras de serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear e que contribua para elevação da qualidade dos serviços e do nível de satisfação do cliente/paciente.