Parcerias:

Pesquisadora de Harvard ministra módulo da pós-graduação em Microbiologia

A Pós-Graduação em Microbiologia da Funorte trouxe em um dos seus módulos, a pesquisadora Wanessa de Cássia Martins, que ministrou aula sobre o tema: “Terapia fotodinâmica: uma alternativa contra resistência microbiana”.

Wanessa possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Uberaba. É Mestre em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorada em Ciências (ênfase em microbiologia e bioquímica) pela Universidade de São Paulo (USP) com parte do desenvolvimento em Harvard Medical School/Massachusetts General Hospital-Boston-Estados Unidos. Pós-doutora na área de Microbiologia, Bioquímica e Proteômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente tem atuado no tema: Fotoinativação seletiva de microrganismos patogênicos (cultura planctônica e biofilmes) através da terapia fotodinâmica, determinando os principais alvos moleculares envolvidos.

A pesquisadora comenta a importância da temática para a formação acadêmica dos estudantes da especialização. “é fundamental nesta área ter o conhecimento a respeito de uma das principais causas de mortalidade e morbidade no mundo, que é a morte por infecções causada por microorganismos resistentes. Além disso, engrandece o conteúdo a respeito das alternativas utilizadas até o momento e a eficácia da terapia fotodinâmica.”

Ela ainda completa: “o modo de como acontece o network e de como as disciplinas são aplicadas nas pós-graduações sempre buscam diferentes tipos de profissionais e faz com que ocorra o engrandecimento das diferentes partes, tanto para os profissionais, quanto para os alunos, pois há uma discussão e não fica algo restrito apenas por uma aula ministrada cabendo somente ao professor de expor o seu conhecimento. Há uma troca de conhecimento.

Coordenador da Pós-graduação em Microbiologia da Funorte, Max Alencar fala sobre a relevância da aula e as novidades para o ano que se inicia.  “É de fundamental importância o contato dos alunos dos cursos de pós-graduação com pesquisadores internacionais renomados. A pesquisa científica hoje é feita de parcerias, então fazer o networking com pesquisadores de diferentes áreas da microbiologia enriquece o curso e traz para o aluno perspectivas diversas além de momentos de reflexão e aprendizado. A palestra da pesquisadora de Harvard fechou com chave de ouro o ano de 2019. Em 2020, teremos a formatura da turma e a defesa dos trabalhos de conclusão de curso que serão abertos ao público. Também teremos início de outra turma da pós-graduação.

Publicada em: 16/01/2020
Tags: