Parcerias:

Acadêmicos do Curso de Medicina realizam I Simpósio de Saúde Mental

.

No sábado, 28 de agosto, os acadêmicos do curso de Medicina realizaram o I Simpósio de Saúde Mental: atenção multidisciplinar na valorização da vida, com o apoio dos professores do curso que em parceria com outros convidados palestraram e participaram ativamente no evento.

No período da manhã, a live foi conduzido pela acadêmica do 9º período de Medicina, Camila Caldeira, que recebeu os primeiros palestrantes para a mesa redonda, Agamenon Monteiro e Thomaz Colares, que abordaram o tema Pós-Covid-19: Impacto duradouro na Saúde Mental do Adulto, e na sequência Maria Clara Soares Silveira Cardoso que discorreu sobre as Indicações de Tratamento e Complicações dos Transtornos Alimentares.

De acordo com Mariane Silveira Barbosa, que abordou a temática: Suicídio - compreendendo o sofrimento humano para preservar vidas, junto com o professor e enfermeiro Ricardo Gusmão, na mesa redonda, o momento foi bastante enriquecedor.

“Recebi o convite de um grupo de nove alunos de Medicina há alguns meses para apoiá-los na organização de um evento para falar sobre saúde mental. Pensamos juntos sobre a proposta e objetivos e optamos por um simpósio. Com o apoio da instituição, conseguimos realizar o I Simpósio de Saúde Mental com o objetivo de atualizar e capacitar acadêmicos que têm interesse sobre o assunto, promovendo conhecimento e possibilitando melhor acolhimento aos pacientes.

Os estudantes de medicina tiveram participação ativa na organização do evento, desde a idealização, passando pelo contato com os palestrantes e no dia do simpósio. Desta forma, vivenciaram experiências importantes que contribuem para um currículo diversificado, humanizado e que busca atender às demandas da sociedade. Falar sobre assuntos relacionados à saúde mental é essencial, pois diminui estigmas e preconceitos, pode facilitar o acesso a tratamentos e promover qualidade de vida para pacientes e familiares.

Agradeço o apoio da instituição para que o evento ocorresse de forma organizada, aos palestrantes que aceitaram nosso convite, aos alunos que tiveram a iniciativa de organizar o simpósio e também aos convidados que prestigiaram esse momento enriquecedor”, finaliza a profissional.

No decorrer do evento Ludmilla Souto Viana, médica psiquiatra, falou sobre Saúde Mental da Gestante e Puérpera: desmistificando a maternidade, já o médico psiquiatra Túlio Eugênio de Souza palestrou sobre: Abordagem humanizada ao paciente agitado e agressivo enfoque para dependência química, seguido de Gabriel Lopes Mangabeira que falou sobre Transtornos Ansiosos na Infância e Adolescência do período de pandemia e por fim, Carolina Ananias Meira Trovão que encerrou o evento com a uma palestra sobre, Tristeza e ansiedade: repercussões de uma doença clínica ou sintomas intrínsecos e transtornos psiquiátricos.

E ainda, a aluna Ana Luiza Dumbá Castro Soares, no 9º período de Medicina, destacou a importância e o valor que o simpósio tem na vida dos acadêmicos. “O simpósio atingiu o objetivo de capacitar os profissionais e futuros profissionais da área para a prevenção e promoção de saúde mental, prestando um atendimento qualificado aos pacientes e, assim, valorizando a vida. Vários elogios ao simpósio, aos palestrantes e aos temas das palestras foram feitos durante a transmissão no YouTube e pelas redes sociais, mostrando a importância de se falar sobre esse assunto e o seu impacto positivo para os participantes. ”

O evento ocorreu sem intercorrências via remota pelo Google Meet e foi transmitido pelo canal do Youtube, onde ainda está disponível para quem não puder acompanhar no dia do evento.

Publicada em: 11/09/2021
Tags: