Parcerias:

Acadêmicos de Odontologia realizam ação social no Hospital das Clínicas

.

Nos dias 20 e 21 de junho, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira recebeu os acadêmicos do 3º período de Odontologia da Funorte/Fasi, que colocaram em prática o projeto social “Sorrir pela Vida”, da disciplina de PISEC - Programa de Integração Serviço Ensino Comunidade. O projeto foi planejado por cerca de três meses e teve como público alvo os funcionários e familiares dos pacientes internados no hospital.

O projeto contou com o auxílio da professora Soraya Mameluque e durante a ação os acadêmicos Raíssa Cardoso, Bruna Santos, Osmar Gabriel Veloso, Thaís Campos, Plínio Teixeira, João Ícaro Gonçalves, Isadora Eduarda Campos, Claudiene Barbosa e Lucas Vieira, com o apoio da assistente social do hospital, Elquia Prado, realizaram a entrega de toda arrecadação. Dentre os materiais distribuídos estavam: roupas e fraldas, que foram doadas para cinco puérperas, que estavam no CTI Neonatal, 12 cestas básicas, que foram destinadas aos colaboradores da unidade, kits de higiene, que foram entregues aos seguranças do prédio, além de uma cartilha explicativa, confeccionada pelos próprios alunos, sobre os cuidados com a escovação, a importância de usar o fio dental, orientação sobre higiene bucal infantil e as precauções para aqueles que estejam se recuperando de alguma doença, em especial, a Covid-19.

De acordo com a professora Soraya, que coordenou os alunos, essa proposta de promoção de saúde agregada à doação, é colocada em prática desde o primeiro semestre de 2021 e será adotada pelas próximas turmas que virão. “Trabalhos como esse exercitam a capacidade de elaborar uma palestra, elaborar uma cartilha com instruções de higiene e preparação de uma apresentação em sala de aula ou online. O objetivo dessa atividade é também sensibilizar o acadêmico para que ele entenda que um cirurgião-dentista não é apenas um profissional restaurador ou um profissional técnico, mas também um profissional que tem uma visão do paciente como um todo, além de estar inserido em uma comunidade com demandas múltiplas, pois a comunidade lá fora precisa da gente”, finalizou a professora.

Projetos como esse são capazes de transformar vidas tanto para quem pratica a boa ação, quanto para quem recebe. O Centro Universitário Funorte e as Faculdades FASI parabenizam e agradecem a cada um que participou e se empenhou para ajudar o próximo. Afinal, é como diz em  Provérbios 3:27 – “Quanto for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa”.

Publicada em: 11/09/2021
Tags: