Definição
Com a MISSÃO de formar profissionais afinados com as exigências do mundo contemporâneo, o programa FUNORTE EMPREGOS, ESTÁGIOS E APRENDIZAGEM auxilia na formação dos acadêmicos de todos os cursos para o mercado de trabalho. O acadêmico da Funorte é preparado e encaminhado a participar de processos seletivos para vagas de emprego e estágios extracurriculares.
O Serviço de Coordenação de Estágio Extracurricular analisa, registra e mantém o controle do Convênio de Estágio e do TCE (Termo de compromisso de Estágio). Através de parceria com os coordenadores de todos os cursos da Funorte, acompanha os Plano de Estágio e Relatório de Avaliação.
Além disso, a Funorte acolhe os jovens no seu primeiro emprego, através do Programa de Aprendizagem.
Contratação na Funorte
Estagiários: a Funorte abre vagas para contratação de estagiários de todos os cursos nas unidades de ensino, para que adquiram experiência em diversos setores, oferecendo como forma de remuneração a contraprestação para pagamento das mensalidades.
Aprendizes: a Funorte contrata a cada 14 meses um número expressivo de aprendizes, de acordo com a cota estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O contrato de Aprendizagem é feito através de empresas parceiras, credenciadas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) a concederem a parte teórica da aprendizagem.
O Serviço de Coordenação de Estágio Extracurricular encaminha e acompanha o estudante em vagas de estágio.
A FUNORTE tem convênios com empresas de diversos segmentos de mercado, além de outras organizações de Integração de Estágio, com o objetivo de atender acadêmicos de todos os cursos.
Modelos de Documentos
MINUTA DO TERMO DE CONVÊNIO ENTRE EMPRESAS (02 vias)
TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (03 vias)
PLANO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO (03 vias)
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO
Orientações:
Aprendiz Otoniel Domingos de Sousa Neto
Setor em que atua: Recursos Humanos
“O programa de aprendizagem na Funorte é essencial para que eu possa ter acesso aos diversos segmentos de mercado dentro de uma mesma empresa, além de poder exercer a profissão que escolher com excelência, através dos conhecimentos aqui adquiridos. Pretendo concluir a minha graduação no curso de direito e iniciar uma pós-graduação. Continuar trabalhando na Instituição no setor no qual realizo minhas atividades atualmente.”
Estagiária Sheron Martins
Acadêmica do 3º período do curso de Direito
Setor em que atua: Call Center
“A Funorte me contratou como estagiária em agosto de 2018, mês em que estava indo para o segundo período do meu curso de Direito e, coincidentemente, foi justamente quando o estado diminuiu as verbas repassadas à minha cidade de origem (Pedra Azul) e minha mãe passou a não receber seu salário corretamente. Eu acredito que tudo acontece no tempo certo, pois se não tivesse obtido essa oportunidade naquele momento, provavelmente eu não tivesse prosseguido o meu curso.
Tenho somente agradecer por esses meses de estágio aqui no Call Center, por todos os conhecimentos que pude ter acesso, as aprendizagens obtidas que me auxiliam no meu dia a dia (a paciência e dedicação da minha coordenadora Cibele foi de grande importância para minha adaptação e concretização do meu aprendizado), a experiência que irá acarretar em meu currículo e em minha postura profissional, e especialmente as pessoas que agora, não apenas fazem parte da minha rotina, quanto também da minha vida."
Estagiário Maycon Gabriel Rodrigues Ribeiro
Acadêmico do 6º período do curso de Jornalismo
Setor em que atua: Call Center
“Fazer parte do time Funorte me traz uma satisfação enorme! Aqui, nós somos desafiados a cada dia a dar o nosso melhor, superar obstáculos, e acima de tudo ter coragem e sabedoria para enfrentar os problemas do dia a dia para obter os melhores resultados.
Particularmente, acredito na missão e nos valores da empresa, tenho muito orgulho das pessoas que trabalham comigo no Call Center, além de ser uma excelente oportunidade profissional e, sem dúvidas, contribui ainda para que eu possa continuar fazendo o meu curso, já que o valor da permuta me proporciona a oportunidade de continuar estudando.”
Aprendiz Maria Eduarda Martins Santos
Setor em que atua: Gestão de Finanças
"O Programa de Aprendizagem na Funorte ajuda a melhorar meu conhecimento profissional. Aqui, é possível colaborar no ambiente de trabalho e colocar em prática meus conhecimentos em favor da instituição."
Aprendiz João Pedro de Jesus Martins
Setor em que atua: Arquivo/Secretaria
"O Programa de Aprendizagem vem aprimorando conhecimento. Eu pretendo crescer profissionalmente na empresa e melhorar na qualidade das minhas atividades."
Aprendiz Gabriel Pereira
Setor em que atua: Arquivo/ Sectretaria
O Programa de Aprendizagem da Funorte me inseriu em um ambiente profissional e competente, fazendo com que eu tenha uma noção de como é, e quais são as características desse meio. Tenho como objetivo crescer dentro da empresa por meio do meu trabalho, contribuindo com o que for necessário para a instituição."
Estagiária Ane Caroline Rodrigues Ribeiro
Acadêmica do 6º Período do curso de Pedagogia
Setor em que atua: Call Center
“É um orgulho compartilhar local de trabalho com profissionais tão capazes e dedicados. Competência e empenho são talvez as melhores palavras que descrevem cada um de vocês. Só tenho que agradecer a Deus por colocar essa oportunidade que me ajudou tanto financeiramente com minha faculdade que hoje é fruto desse estágio. Me ajudou a pensar grande que unidos e empenhados seremos pessoas melhores. Estou me tornando uma melhor profissional, fazer parte do “melhor” setor da funorte é questão de muito orgulho, o Call center é um setor onde se inicia a base de um trabalho, um setor de comunicação com pessoas onde levamos para muitos o nome da maior de minas, só tenho uma palavra para descrever esse meu momento. GRATIDÃO.”
Estagiária Jussara Cristina Lopes Silva
Acadêmica do 4º Período do curso de Direito
Setor em que atua: Recepção
"Para mim, o estágio é um ótima oportunidade de profissionalismo e aprendizagem, podendo atuar em áreas e cargos diversos, onde acrescenta muito na minha vida acadêmica e profissional. A permuta oferecida pela Instituição facilita o pagamento das minhas mensalidades na faculdade e ainda contribui para outros gastos pessoais."
Aprendiz Maria Fernada Assis
Setor em que atua: Recursos Humanos
"O Programa de Aprendizagem da Funorte me prpoporcionou um aprendizado diferenciado, no qual eclodiram a partir daí, competências que até então não chegavam até mim, como a importância da comunicação, do profissonalismo no ambiente corporartivo, vantagens de iniciar uma carreira mais cedo e por aí vai. O Projeto aprimorou o meu ponto de vista e mudou para melhor o meu jeito de trabalhar."
Aprendiz José Henrique Alves de Souza
Setor em que atua: Financeiro
"A Instiuição teve grande importância na minha vida pessoal e profissional. Através desta experiência pude aprender e praticar com excelência os serviços a mim atribuídos. Agradeço a oporunidade de poder fazer parte dessa família."
Estagiária Mirian Batista Nascimento
Acadêmica do 4º período do curso de Psicologia
Setor em que atua: Call Center
"Antes de escrever, perguntei o limite de linhas porque já sabia que não conseguiria colocar em poucas palavras o que o Call Center - Funorte significa para mim e quanto aprendizado acrescenta em minha vida. Penso que toda história boa deve ser contada do início, por isso, vale lembrar que no meu primeiro dia de aula na faculdade eu fui com a intenção de cancelar a matrícula, porque meus planos não haviam sido bem planejados e calculados, mas eu acredito em um Deus que possui planos e pensamentos maiores que os meus, os quais sou limitada e incapaz de imaginar, mas por confiar me permito descansar e viver. Foi quando me apresentaram os planos da instituição e enxerguei novas possibilidades, enxerguei uma oportunidade única e a agarrei, afinal, pra mim era difícil pensar na possibilidade de desistir do único curso com o qual me identificava.
Quando surgiu a oportunidade de Estágio no Call Center, eu vi que o que a Funorte oferecia era muito mais que um Plano que facilitava minha forma de pagamento dividindo o valor do meu curso, eu vi que o que a Funorte oferecia era o apoio que eu precisava. Eu vi de perto a verdade da frase "aqui todo mundo pode estudar".
No começo tive medo, me lembro dos meus primeiros dias no estágio, quando pensava não ser capaz de fazer o que me era proposto, afinal, eu nunca havia trabalhado, não tinha experiência alguma, mas até isso fizeram por mim, a coordenadora me acolheu como um de seus filhos, o que pra mim tem um valor sentimental muito grande, pois nesta cidade longe de casa e distante de quem amo, poder ter um setor para chamar de família após me sentir acolhida era o que precisava, e, foi realmente o que senti, me senti sendo conduzida a dar meus primeiros passos como uma verdadeira criança. Minha ligação com o Call Center vai muito além do profissional, mesmo porque, o profissional me foi ensinado no setor. No mês de maio fez um ano que estou no setor Call Center, sendo treinada, capacitada e preparada para o mercado de trabalho, preparada para o mundo lá fora. E bom, olhar para quem eu era e não me reconhecer é o motivo do meu orgulho, perceber o quanto o Curso e o Estágio me ajudaram a encontrar a melhor versão de mim mesma. Hoje, minha visão vai além, consigo sentir de longe o melhor que está por vir, que está perto, porque descobri que sou capaz e que posso mais, desde que esteja disposta a aprender, e, eu sei que estou, porque até isso o setor me fez ver. Eu aprendi a aprender, aprendi a absorver o que deve ser absorvido, mas também a apenas ouvir o que deve ser ouvido e depois descartado. Aprendi a guardar o que é bom, mas também aprendi que às vezes, mesmo o que não é bom pode servir de aprendizado, basta ter sabedoria, desejo de aprender e buscar entender.”
Estagiário Marcos Vinicius dos Santos Lopes
Acadêmico do 4º Período do curso de Farmácia
Setor em que atua: Call Center
"O estágio é uma grande oportunidade que surgiu, tendo em vista que me proporciona vários aprendizados e experiências.
Agradeço pela oportunidade de fazer o estágio na instituição. Além da prática, a Bolsa Auxílio me ajuda bastante nas mensalidades.
Aprendi bastante no Call Center e quero aprender muito mais ainda na instituição."