Engenharia Biomédica
Renovação de Reconhecimento do MEC: através da Portaria nº 917, de 27 de dezembro de 2018.
Funcionamento: Campus JK. Av. Osmane Barbosa, 11.111 Bairro: JK.
Montes Claros/MG CEP: 39404-006.
Telefone: (38) 21019261 2101-9264.
Turno: Diurno
Modalidade: Bacharelado
Duração: Carga Horária: 400h - 05 anos (10 semestres)
Coordenadora de curso : Profª. Laura Adriana Ribeiro Lopes
É mestre em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2017). Possui graduação em Administração (2000) e em Tecnologia de Sistemas Biomédicos (2010) pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. É especialista em Engenharia Clínica (2016), em Recursos Físicos e Tecnológicos da Saúde (2013) e em Administração Hospitalar (2012). Sua vivência profissional é com o Gerenciamento de Tecnologias Médico-Hospitalares e Engenharia Clínica, atuando em vários hospitais. Participou da conquista de certificação da Qualidade nos níveis I, II e III de ACREDITAÇÃO/ONA, organizando e gerenciando o processo de Gestão da Tecnologia e Equipamentos Médicos. É docente no ensino superior nas disciplinas de Engenharia Biomédica, Instrumentação Médico-Hospitalar, Administração Laboratorial, Controle de Qualidade e Auditoria e Equipamentos de Diagnóstico. Faz parte do Centro de Pesquisa das Faculdades Integradas do Norte de Minas, onde atua como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso. Está na coordenação do curso de Graduação em Engenharia Biomédica e da Pós Graduação em Engenharia Clínica nas Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE. Possui registro profissional junto ao CREA-MG com o número 239324D. É sócia proprietária da Engeclin Soluções - Soluções em Engenharia Clínica e Hospitalar.
http://lattes.cnpq.br/8818670557333783
Email: coord.engenhariabiomedica@funorte.edu.br
O curso
O engenheiro Biomédico é o profissional com sólida formação em Ciências Exatas e Engenharia no campo das Ciências Médicas e Biológicas, pois aplica princípios dessas duas áreas para compreender, modificar ou controlar sistemas biológicos além de projetar e manufaturar produtos que possam monitorizar funções fisiológicas, assistir no diagnóstico e tratamento de pacientes.
Deve possuir perfil empreendedor, senso crítico, questionador, ser engajado profissionalmente, a fim de interagir na sociedade em todas as questões pertinentes a um Engenheiro Biomédico: elaboração e análise de projetos, gerenciamento e tomada de decisão, operação e manutenção de equipamentos, otimização de processos industriais, bem como análise e articulação de conceitos de administração, marketing e comercialização.
Atuar em entidades de ensino na investigação e pesquisa científica, aplicando conhecimentos das ciências exatas e da saúde para auxiliar na solução de problemas da área da saúde, criação e aplicação de novas tecnologias.
Trabalhar nas unidades clínicas, em empresas produtoras e de comercialização de material e equipamentos biomédicos, em hospitais caracterizando e monitorando o ambiente hospitalar, assepsia de enfermarias e quartos, esterilidade de blocos cirúrgicos e de urgência, em indústrias (especificação, concepção e fabricação de próteses e dispositivos médicos com inclusão da garantia da qualidade), em órgãos do Ministério da Saúde.
Atuar em empresas, como gerente da qualidade em administração, finanças e economia, além do planejamento e desenvolvimento da produção; em atividades independentes;
Trabalhar como docente em universidades públicas e privadas;
Trabalhar na área de consultoria e perícias judiciais
Perfil Profissional
O Engenheiro Biomédico, profissional com formação em Ciências Exatas e em Engenharia, no campo das Ciências Médicas e Biológicas, aplica princípios de ambas as áreas para compreender, modificar ou controlar sistemas biológicos, além de projetar e manufaturar produtos que possam monitorizar funções fisiológicas e assistir no diagnóstico e tratamento de pacientes. Atua no desenvolvimento, produção, manutenção e gestão de equipamentos, produtos e processos tecnológicos para fins de diagnóstico, terapia, reabilitação e pesquisa em saúde. Em sua atividade, desenvolve, especifica, instala, mantém e gerencia processos, dispositivos, equipamentos e sistemas nas áreas de informática em saúde, engenharia clínica e hospitalar, instrumentação e projetos biomédicos e biomecânicos, tecidos artificiais e biomateriais. Projeta, implementa e executa ensaios em órteses e próteses, equipamentos, dispositivos e nanoestruturas implantáveis. Realiza ensaios de metrologia e de compatibilidade eletromagnética. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação desenvolve tecnologias para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, primando pelos princípios éticos e de segurança.